Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
Como pessoas positivas influenciam nossos hábitos
porRoberta Larica 19/03/2017
DICAS

Uma vez ouvi uma frase que mudou minha vida: você é a média das 5 pessoas que mais convive. Isso pode mudar seus hábitos também.

Certa vez ouvi que somos a média das 5 pessoas que mais convivemos (não necessariamente pessoalmente, mas também que nos inspiram ou que acompanhamos em redes sociais, televisão, etc.) e isso me causou um espanto. Na hora, fui contar a média. Confesso que fiquei contente, mas também sabia que precisava de alguns ajustes.

Precisamos compreender que nossos pensamentos e sentimentos são profundamente influenciados pelo ambiente em que convivemos. Perceba que pessoas que trabalham em hospitais, por exemplo, são pessoas muito mais agitadas, já que o ambiente “exige” isso delas. Pessoas que praticam esportes radicais se atraem umas às outras.

Esteja atento, portanto, aos hábitos que você deseja mudar. Quais os ambientes que você participa que reforça a existência deles. Por exemplo, se você quer parar de fumar, talvez você precise rever o happy hour com o chopinho. Se você quer mudar seus hábitos alimentares, talvez você precise deixar de almoçar no restaurante self-service-mil-opções-de-fritura que seus colegas frequentam na horário de almoço.

Isso não significa mudar as companhias, mas buscar pessoas que reforcem as mudanças que você quer implementar. Você pode buscar referências positivas, pessoas que inspiram ou pessoas que ofereçam suporte e estejam na torcida pelas suas conquistas.

Outra vez ouvi um provérbio africano que dizia que “se quer chegar rápido, vá sozinho, mas se quer chegar longe, vá acompanhado”. Para mudar hábitos em nossas vidas, precisamos buscar a ajuda necessária que nos motive, nos dê forças, principalmente naqueles momentos mais difíceis.

Reveja os comentários do tipo “Mas que bobagem”, “Isso é besteira, só hoje”, “Amanhã você volta”. Troque por “Continue firme!”, “Parabéns pelas suas conquistas até aqui!”, “Tenho certeza de que você irá conseguir”.

Caso você não ache esses comentários por perto de você, seja você mesmo o seu ponto de apoio. Escreva essas frases em um pedaço de papel e mande um bilhetinho para você mesmo. Que tal?

Ou então, mande uma mensagem para mim, para a Roberta ou para os nossos colegas... tenho certeza de que você receberá mensagens bem estimulantes para você continuar no seu propósito.

 

Márcio Merçoni - Coach e Psicólogo

www.marciomarconi.com.br

@marciomerconi

Roberta Larica

Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.

Gostou? Então compartilhe!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

*campos obrigatórios