Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
Coma Bem e Viva Melhor!
porRoberta Larica 09/11/2017
DICAS

Matéria Revita AG - Jornal A Gazeta

Novembro/ 2017

Milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todos os anos com uma série de doenças crônicas. Estudos científicos mostram que há relação direta entre o estilo de vida atual, em especial com a alimentação moderna, e o desenvolvimento de doenças crônicas. Para chamar atenção para essa realidade, e tentar reverter esse quadro, a nutricionista Roberta Larica abriu as palestras de sábado com o tema “Comer bem para viver melhor”.

De acordo com ela, a maioria destas doenças provém de um quadro inflamatório, uma vez que o ponto em comum entre o surgimento de todas estas doenças está no que chamamos de estresse oxidativo. “Nosso corpo foi programado para se curar através de um sistema antioxidante que combate os radicais livres. Acontece que a exposição a toxinas ambientais, o envelhecimento e o estresse elevam demasiadamente a presença de radicais livres em nosso organismo, a níveis muito acima da capacidade que nosso corpo tem de combater, gerando um constante estado de inflamação”, explicou.

O estresse oxidativo é considerado hoje o responsável por mais de 200 tipos de doenças. A prevenção deste quadro é feita a partir da construção de hábitos de vida mais saudáveis, uma rotina de exercícios físicos diários, de se evitar o consumo de substâncias tóxicas ao organismo, através uma alimentação natural com suporte nutricional ao sistema imunológico.

O que fazer? “O segredo está no equilíbrio. Coma comida de verdade, faça atividades físicas que tragam prazer, durma bem e divirta-se”. Roberta também diz ser importante fazer um check-up nutricional por ano. “Nosso corpo dá sinais para algumas deficiências que podem ser corrigidas com o apoio de um nutricionista, como cansaço excessivo, insônia, inchaço, ansiedade ou qualquer outro sintoma”, finalizou ela.

Roberta Larica

Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.

Gostou? Então compartilhe!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

*campos obrigatórios