Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
Boa Mesa CBN | A importância dos hábitos alimentares para manutenção da saúde
porRoberta Larica 18/10/2017
DICAS

Esta semana falei no #BoaMesaCBN sobre o World Food Day, o Dia Mundial da Alimentação. A edição deste ano tem como tema “Investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural”. O desenvolvimento rural cria oportunidades de trabalho, aumenta a segurança alimentar e traz mais saúde para a população, e reforça o cuidado com o meio ambiente. Além disso, foi destacado o desperdício de alimentos e o impacto no meio ambiente.

Estima-se que um terço de toda a comida produzida no mundo é jogada fora (1,3 bilhão de toneladas por ano). Quantidade quatro vezes maior que a necessária para acabar com a fome no planeta. Sem levar em conta as sobras de comida que poderiam ser reaproveitadas, as más condições de transporte e armazenamento que também contribuem para o desperdício.

Algumas mudanças de comportamento podem contribuir para reduzirmos o desperdício. Separei algumas dicas para vocês:
1. Faça uma lista de compras com planejamento semanal do que vai comer;
2. Aproveite cascas, talos e sementes de alguns alimentos, são super nutritivos!
3. Crie receitas com as sobras e transforme em um prato diferente!
4. Congele os talos!
5. Se fez comida demais, antes de jogar comida fora, passe adiante para alguém que precisa.
6. Fique atento ao prazo de validade dos alimentos para não passar da data de consumo.

E lembre-se: desperdiçar comida é desperdiçar água! Muita água é utilizada na produção dos alimentos que chegam em sua mesa.

Ouça aqui a entrevista completa:

 

Roberta Larica

Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.

Gostou? Então compartilhe!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

*campos obrigatórios