Clínica Roberta Larica de Nutrição e Qualidade de Vida Programa Gourmet Funcional um serviço pioneiro e inovador

Twitter @RobertaLarica

FACEBOOK

» A Clínica » Notícias

Duração do aleitamento materno exclusivo e o consumo tardio de vegetais em crianças pré-escolares

(07/10/11)  
Duração do aleitamento materno exclusivo e o consumo tardio de vegetais em crianças pré-escolares

Este estudo teve como objetivo examinar se há uma relação entre a duração do aleitamento materno exclusivo e o consumo tardio de vegetais em crianças de quatro anos de idade, independentemente de fatores tradicionalmente associados com a ingestão de vegetais pelas crianças. 

O presente estudo longitudinal utilizou informações coletadas sobre os padrões e comportamentos alimentares de crianças de uma amostra representativa de crianças nascidas em 1998 na província do Quebec, no Canadá. As crianças filhas de mães com formação universitária tinham a probabilidade de 8.7 para consumir duas ou mais porções de vegetais por dia aos quatro anos de idade em comparação aos filhos de mães sem diploma universitário. Da mesma forma, crianças que receberam aleitamento materno exclusivo por 3 meses ou mais tiveram a probabilidade de 2.6 (95% CI: 1.34–5.02, com 3 a <4 meses de aleitamento materno exclusivo) e 1.9 (95% CI: 1.01–3.61, com 4 meses ou mais de aleitamento materno exclusivo) para consumir duas ou mais porções de vegetais por dia (versus menos que uma porção por dia) em comparação com crianças que eram alimentadas com fórmulas e/ ou encontravam-se em aleitamento parcial (aleitamento materno não-exclusivo).

Estes achados sugerem que três meses ou mais de aleitamento materno exclusivo é um fator preditivo para um maior consumo de vegetais em crianças pré-escolares. 







ar2
Compartilhar no Twitter Compartilhar no Orkut Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google
© Roberta Larica • Todos os direitos reservados.